domingo, 29 de maio de 2011

Práticas de Inclusão Escolar

Olá!!!
Hoje vou mostrar a vocês uma atividade sobre inclusão escolar realizada na escola na qual trabalho no municipio de Santo André.
Esta atividade é para um aluno de 6 anos que está no 1º ano do Ensino Fundamental.
Nesta classe o trabalho é todo voltado para as questões de alfabetização.
O aluno em questão apresenta comportamentos que o classificam como TGD
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
Portanto as atividades para ele devem seguir uma outra forma de apresentação.
Esta criança também apresenta baixa visão e então a professora, em discussão com a equipe de apoio (AEE ) pensaram em confeccionar para ele um caderno de tamanho maior que o convencional, sem linhas ja que seu desenvolvimento motor ainda não é completo.
Neste caderno são desenvolvidas atividades de identificação de letras, nome, desenho para que ele acompanhe a rotina de atividades da classe







São atividades para que ele possa gradualmente ir identificando seu nome, a posição das letras que o compõem, principalmente através do tato, por isso as letras são de E.V.A. O aluno realiza estas atividades sempre com a intervenção da professora e equipe de apoio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário