terça-feira, 24 de maio de 2011

Inclusão e Tecnologias Assistivas

Olá!!!!!
A inclusão não é mais uma novidade no ensino


Fonte Google Imagens

E apesar das dificuldades práticas, há ganhos significativos nas relações das crianças  que aprendem desde cedo que TODOS somos diferentes e temos necessidades especiais em determinados momentos.
Maria Teresa Eglér Mantoan da Universidade Estadual de Campinas / Unicamp
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Reabilitação de Pessoas com Deficiência - LEPED/ FE/ Unicamp define em seu texto Todas as crianças são bem-vindas à escola
"O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e é um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas de nível básico"
    O sucesso da inclusão de alunos com deficiência na escola regular ocorre das possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na escolaridade, por meio da adequação das práticas pedagógicas à diversidade destas pessoas. É neste momento que se colocam as Tecnologias Assistivas que são os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover vida independente e inclusão de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário